O Caminho da Eterna Felicidade tem como fundamento registar e transmitir, através de reflexões e de estudo os valores essenciais da vida. Abrir as janelas da consciência e verificar que só a verdade e a simplicidade tornam o homem livre e digno de SER humano. Mas só despertando encontrará as respostas que o poderão conduzir ao seu próprio encontro, sintonizando a sua própria alma...


Reações Químicas

Definição da reação química e porque ela é importante para o corpo humano.
As reacções químicas envolvem a formação ou o rompimento de ligações entre átomos. Estas reacções ocorrem continuamente em todas as células de seu corpo.
.
As reacções químicas são os meios pelos quais as estruturas corporais são construídas e as funções corporais executadas.
Após uma reacção química, o número total de átomos permanece o mesmo, mas, por causa do rearranjo que ocorre entre os átomos, existem novas moléculas com novas ropriedades.
.
Reações de Síntese

Quando dois ou mais átomos, íons ou moléculas combinam-se para a formação de moléculas novas e maiores, o processo é chamado de uma reacção de síntese.
A palavra síntese significa "combinação", e as reacções de síntese envolvem a formação de novas ligações.
As reacções de síntese podem ser expressas como se segue:

Por exemplo a Àgua:
2H + O ---> H2O
.
Reações de Decomposição

O reverso de uma reação de síntese é a reação de decomposição.
A palavra decompor significa quebrar em partes menores.
Em uma reação de decomposição, as ligações são desfeitas (quebradas).
As moléculas grandes são desdobradas em moléculas menores, átomos ou íons.
Uma reação de decomposição ocorre da seguinte maneira:
H2O ---> 2H + O


Energia e Reações Químicas

Energia química é a energia liberada ou absorvida na quebra ou na formação de ligações químicas. Quando uma ligação química é formada, é requerida energia.
Quando uma ligação química é quebrada, uma quantidade de energia é liberada.
Em outras palavras, as reacções de síntese necessitam de energia e as reacções de decomposição libertam energia.
.
Os processos de construção do corpo - a formação de ossos, o crescimento do cabelo e das unhas, a reposição de células danificadas - ocorrem basicamente através das reações de síntese.
.
O desdobramento de alimentos, por outro lado, ocorre por meio das reações de decomposição, que liberam energia que pode ser utilizada nos processos de construção do corpo.
.
A energia das reações de decomposição é armazenada em uma molécula chamada de ATP (trifosfato de adenosina) até que seja necessária para o corpo no futuro.
.
Então, quando se necessita energia para as reações de síntese, ela é fornecida pela quebra do ATP.
.
Compostos Químicos e Processos Vitais

A maior parte dos componentes químicos do corpo existe na forma de compostos, que são divididos em duas classes principais: inorgânicos e orgânicos.
.
Os compostos inorgânicos são freqüentemente pequenos, em geral não apresentam átomos de carbono, e muitos contêm ligações iônicas.
Eles incluem água, oxigênio, dióxido de carbono e muitos ácidos, bases e sais.
.
Os compostos orgânicos sempre contêm carbono e são mantidos unidos principalmente, ou totalmente, por ligações covalentes.
Compostos orgânicos no corpo incluem carbohidratos, lipídios (tais como triglicerídeos ou gorduras), proteínas, ácidos nucleicos e trifosfato de adenosina.
.
Ambos, compostos orgânicos e inorgânicos, são essenciais para as funções vitais.
.
Compostos Inorgânicos
.
Funções da água e dos ácidos, das bases e dos sais inorgânicos.
Água- Uma das substâncias inorgânicas mais abundantes no organismo humano é a água.
.
Em um homem adulto médio, a água constitui aproximadamente 60% do peso corporal. Com raras exceções, a água compõe a maior parte do volume das células e dos fluidos do corpo.
.
As seguintes propriedades da água explicam porque ela é um componente tão vital:
→água é um excelente solvente e meio de suspensão.
→um solvente é um líquido ou gás no qual algum outro material, chamado de soluto, foi dissolvido.
→a combinação de solvente e soluto é chamada de solução.
→a água é o solvente que carrega nutrientes, oxigênio e resíduos através do corpo.
→a água é também vital à sobrevivência como um meio de suspensão.
→Muitas moléculas orgânicas grandes são suspensas na água das células corporais, o que lhes permite entrar em contato com outros componentes químicos, proporcionando a ocorrência das reações químicas essenciais.
.
→a água pode participar de reações químicas.
→Na digestão, a água auxilia na quebra de moléculas grandes de nutrientes.
→As moléculas de água também fazem parte de reações de síntese que produzem hormônios, enzimas e nutrientes tais como carbohidratos, lipídios e proteínas
.
→A água absorve e libera calor muito lentamente. Em comparação com outras substâncias, a água requer um grande quantidade de calor para aumentar sua temperatura e uma grande perda de calor para diminuir sua temperatura.
.
Assim, a grande quantidade de água no corpo modera os efeitos de flutuações das temperaturas ambientais, auxiliando, desse modo, na manutenção da homeostase da temperatura corporal.
.
A água requer uma grande quantidade de calor para se transformar de um líquido em um gás.
.
Nos processos quimicos de transformação chama-se a este calor, o calor latente de vaporização. Quando a água se evapora da pele (transpiração), ela leva consigo uma grande quantidade de calor, sendo isto um excelente mecanismo para o resfriamento corporal.
.
A água serve como um lubrificante. É o componente preponderante da saliva, dos mucos e outros fluidos lubrificantes.
.
A lubrificação é especialmente necessária no tórax e no abdome, onde os órgãos internos se tocam e deslizam uns sobre os outros, e nas articulações, onde os ossos, os ligamentos e os tendões se atritam uns sobre os outros.
.
Quando moléculas de ácidos, bases ou sais inorgânicos se dissolvem na água das células do corpo, elas sofrem ionização ou dissociação, isto é, elas se dissociam em íons.
.
Um ácido é ionizado em um ou mais íons hidrogênio (H+) e em um ou mais ânions (íons negativos).
.
Uma base, em contraste, ioniza-se em um ou mais íons hidróxido (OH-) e um ou mais cátions (íons positivos).
.
Um sal, quando dissolvido em água, ioniza-se em cátions e ânions, nenhum dos quais é H+ ou OH- Ácidos e bases reagem entre si para formar sais.
Por exemplo, a combinação de ácido clorídrico (HCI), um ácido e hidróxido de potássio (KOH), uma base, produz cloreto de potássio (KCI), um sal e água (H2O).
Esta reação ocorre como se segue:
HCl + KOH ---> KCl + H2O
.
A molécula da água
.
A água é um composto molecular.
Em 1 litro de água existem mais de 300 x 1023 moléculas.
Cada molécula é formada por um átomo de oxigênio e dois átomos de hidrogênio, unidos por ligações covalentes.
Esta ligação existe graças à atração existente entre os elétrons de um átomo e o núcleo do outro, e vice-versa.
.
A estabilidade é atingida quando dois elétrons, inicialmente nos orbitais de seus respectivos átomos, passam a frequentar regiões próximas a ambos os núcleos, simultaneamente. Estas regiões chamam-se orbitais moleculares - que são os responsáveis pela ligação covalente.
.
O ângulo entre as duas ligações O-H é de 104,5o.
Este ângulo é próximo ao calculado pelo modelo da hibridização de orbitais atômicos.
.
Neste caso, o O estaria hibridizado em sp3, sendo que dois orbitais já estariam preenchidos com elétrons não ligantes. O ângulo esperado seria de 109o, uma geometria tetraédrica; a repulsão entre estes pares eletrônicos, entretanto, pode provocar este pequeno desvio.
.
A distância O-H (o comprimento da ligação) é de 95,7 pm (1 pm = 1 x 10-11m). Os elétrons que formam os orbitais moleculares, na água, não são igualmente compartilhados entre os átomos: o O é mais eletronegativo - exerce uma maior atração sobre os elétrons.
.
A consequência é uma distribuição eletrônica heterogênea na molécula, resultando uma densidade de carga negativa (-) sobre o átomo de oxigênio e densidades de carga positiva (+) sobre os átomos de hidrogênio.
.
Esta propriedade, somada ao ângulo de ligação, torna a molécula da água polar, isto é, capaz de sofrer uma orientanção em um determinado campo eletromagnético.
.
Isto revela a importância do ângulo da ligação nas propriedades da água: se a molécula fosse linear (ângulo = 180o) ela não seria um líquido à temperatura ambiente; mesmo que fosse, não seríamo s capaz de dissolver sal ou açúcar nela.
.
Por outro lado, ela seria miscível com azeite, gasolina, gorduras... E, ainda, não seríamos capazes de aquecê-la no forno de micro- ondas. As cargas sobre os átomos de H e O são fortes o suficiente para fazê-los exercer atração em moléculas vizinhas.
.
Este tipo de interação é chamado de força intermolecular ou força de van der Waals; no caso da água, o tipo de interação é um dipolo-dipolo entre os pares eletrônicos não ligantes do O e os átomos de H de outra molécula.
Esta força é chamada de ligação hidrogênio.
.
By Ana Paula Oliveira